Gestão Simples e Inteligente para a sua Propriedade! Experimente já. É grátis!
Qual deve ser o salário do produtor rural?
Uma pergunta bastante frequente entre produtores rurais é o quanto ele poderia considerar como um salário adequado referente ao seu trabalho na sua própria fazenda.
Na prática, o produtor obtém suas receitas com a venda dos animais e desconta deste valor as despesas com pagamento de funcionários, alimentação do gado, medicamentos, etc. No final do período o que sobra é considerado como lucro.
A maneira correta de fazer essa contabilidade é assim: Na hora de contabilizar a mão de obra envolvida na atividade, o dono dos fatores de produção (dono do gado e/ou da fazenda) deve atribuir para si um valor pelo seu trabalho, como se fosse um funcionário. Esse valor deve ser contabilizado no custo de produção e para calculá-lo deve-se utilizar como base o nível de escolaridade do produtor e também a melhor alternativa possível para sua mão de obra. Explicando de outra maneira: se o produtor não estivesse trabalhando na fazenda, qual outra atividade remunerada ele seria capaz de fazer? Gerente de loja, funcionário de um banco, mecânico e assim por diante. Esse valor alternativo é exatamente o valor que deve ser colocado no custo da mão de obra da atividade da pecuária.
No final do ano, caso as receitas paguem todos os custos, incluindo a mão de obra do dono da fazenda, significa que a atividade está tendo lucro e está remunerando adequadamente o fazendeiro. O Lucro pode ser reinvestido na própria fazenda com melhorias da estrutura e compra de gado ou utilizado pelo fazendeiro e seus sócios da maneira que acharem melhor.
Portanto, na hora de lançar suas despesas no SmartFazendas, não se esqueça de criar uma categoria para a remuneração da mão de obra dos donos dos fatores de produção.